Rui Sanches é um dos nomes incontornáveis do setor da restauração português. O fundador e CEO da Plateform um dos maiores grupos do setor no país – foi quem lançou o Vitaminas, o primeiro conceito de alimentação saudável em Portugal. O caráter inovador do empresário tem sido a alavanca por trás de muitos dos novos conceitos (re)nascidos no País, que merecem lugar de assinatura nas páginas da cozinha contemporânea portuguesa.
Em 2018, por exemplo, Rui Sanches reabre com o chef Luís Gaspar a steakhouse Sala de Corte. Devolve à cidade e ao país, o mítico restaurante Tavares, no Chiado e, em 2017, lança o Pesca no Príncipe Real, uma verdadeira homenagem ao peixe da costa portuguesa, criada com o chef Diogo Noronha. Outros recentes projetos incluem o Tapisco (Lisboa e Porto), o Cais da Pedra, o Balcão no Gourmet Experience do El Corte Inglês e o corner Henrique Sá Pessoa – Time Out Mercado da Ribeira.
Pelo trabalho e incansável dinâmica de Rui Sanches, a Plateform soma já 140 restaurantes, cerca de 2000 colaboradores e 21 marcas, onde se incluem o Wok to Walk, Honorato, Capri, Milano, Talho Burger e Talho do Mercado. A estas, juntam- se outras verdadeiras referências gastronómicas, como o Aprazível, no Chiado, as Pizzerias ZeroZero, a Delicatessen DeliDelux ou o restaurante Alma, que em 2018 recebeu a sua segunda estrela Michelin.
Rui Sanches, o “Lisboeta do Ano” 2016 da revista TimeOut e também membro da comissão de vice-presidência da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.
Rui Sanches foi orador no Melting, no painel da crítica, e é colunista no EGGAS, onde escreve sobre o Negócio.