Luis Sottomayor

Luís Sottomayor juntou-se à Spgrape, como enólogo, em 1989. Quando entrou na equipa de enologia liderada pelo mestre Fernando Nicolau de Almeida, Luis Sottomayor sabia que estava na casa certa para poder participar na produção dos melhores vinhos do Douro. Hoje, reconhecidas as suas capacidades e comprovada a qualidade do seu trabalho, dirige a equipa de Enologia da Casa Ferreirinha e de todas as marcas de Vinho do Porto da Sogrape Vinhos, responsabilidade que assumiu em Janeiro de 2003. Apesar de no seu percurso profissional ter já passado por outras regiões vitivinícolas nacionais e internacionais, o compromisso de Luís Sottomayor com o Douro e o Vinho do Porto é inquestionável, e valeu-lhe, em 2010, o prémio de Enólogo do Ano de Vinhos Fortificados, atribuído pela Revista de Vinhos, uma das mais prestigiadas publicações nacionais. Em 2012 esteve nomeado para Enólogo do Ano no reconhecido International Wine Challenge, período pelo qual a Revista de Vinhos acabou por voltar a distinguir Luís Sottomayor, elegendo-o Enólogo do Ano 2012.

Autor, entre outros, do famoso Barca Velha e Quinta da Leda, e dos grandes Vinhos do Porto Vintage 2011 que a Ferreira e Sandeman apresentaram, Luís manifesta um enorme orgulho por ter a possibilidade de dar continuidade a uma história sem igual no mundo do vinho, enaltecendo a ousadia e a criatividade daqueles que, sem a ajuda das condições tecnológicas actuais, logravam produzir vinhos de excelência que desafiam o tempo.

Natural de Moreira da Maia, casado e pai de três filhos, Luís Sottomayor tem uma completa formação académica que inclui cursos de Enologia pela Universidade de Dijon, na Borgonha, e pela Universidade Charles Sturt, na Austrália, para além de uma pós-graduação em Enologia pela Escola Superior de Biotecnologia do Porto.

Sustentando que o segredo dos grandes vinhos assenta na paixão daqueles que escrevem a sua história nas vinhas e nas adegas, Luís gosta de sublinhar o esforço que é feito na Sogrape Vinhos para preservar e engrandecer a herança recebida de grandes e prestigiadas marcas, através da conjugação dos valores da tradição com os anseios e as tendências que se desenham para o futuro.
Adepto confesso de futebol, Luís Sottomayor dedica alguns dos seus tempos livres ao rugby, à equitação e à caça.