Joana Maricato é gestora de pesquisa de mercado da New Nutrition Business em Glasgow. A New Nutrition Business é uma empresa especializada em tendências de mercado e comportamento do consumidor, que fornece insights práticos e úteis para empresas de alimentos e bebidas, ingredientes e suplementos alimentares em todo o mundo. Aqui, o foco de Joana Maricato é identificar as melhores estratégias para comercializar ciência nutricional e aconselhar sobre como transformar tendências de mercado em oportunidades. A sua experiência em pesquisa de mercado e consumidor ajudará os clientes a criar novos produtos com benefícios para a saúde.
Durante os últimos anos, esteve envolvida em vários projetos com grandes empresas de alimentos e bebidas que resultaram em entradas de novos segmentos de mercado, na implementação de kits de ferramentas de insights, em re-branding, expansão de portfólio de marca e aquisições.
Licenciada em ciências biológicas pela Universidade de Coimbra, Joana estudou marketing e estratégia de negócios durante o Mestrado em Gestão de Inovação em Alimentos Saudáveis, na Maastricht University, e estudos na London School of Economics and Political Sciences.
Joana Maricato participou no Melting Gastronomy Summit em 2019, onde falou sobre as principais tendências que estão na vanguarda da indústria de alimentos e bebidas, com foco em plant-based e Provenance & Authenticity. Apresentou estudos de caso de marcas inspiradoras em todo o mundo, discutiu insights dos consumidores e deu recomendações sobre como as marcas podem responder às preferências do consumidor.