Bebidas de base vegetal: aspetos a considerar para uma escolha informada

A experimentar

O segmento das bebidas de base vegetal tem conhecido um rápido crescimento no mercado português, muito devido à sua crescente popularidade como alternativa ao leite de vaca, atraindo consumidores que procuram opções sem lactose, vegetarianas ou com um menor impacto ambiental. Variedades como a soja, aveia, arroz, coco e amêndoa estão cada vez mais presentes nas prateleiras dos supermercados e no dia a dia dos consumidores.

Uma das razões para o rápido crescimento deste mercado relaciona-se com a perceção que os consumidores têm de que estes produtos são escolhas mais nutritivas e saudáveis quando comparadas com o leite de vaca.

O padrão alimentar vegetariano engloba a presença de diferentes tipos de produtos alimentares, tendo em conta os alimentos que os vegetarianos incluem e excluem da sua dieta. Apesar de poder ser considerada uma opção nutricionalmente adequada, quando bem planeada, o equilíbrio nutricional pode ser comprometido sempre que algum dos grupos alimentares seja regularmente omitido da dieta, como é o caso do leite. Conhecer o perfil nutricional das bebidas de base vegetal permite ao consumidor um planeamento alimentar mais adequado.

Continue a ler o artigo em Viver Saudável.

Últimas