Como desfrutar dos 5 petiscos tradicionais dos Santos Populares sem prejudicar a saúde oral

A experimentar

Com a chegada dos Santos Populares, as ruas ganham vida com festas e arraiais, onde os petiscos tradicionais desempenham um papel central. No entanto, é importante lembrar que, mesmo durante o mês de junho, devemos cuidar da saúde oral para desfrutar dos pratos típicos sem prejudicar os nossos sorrisos.

O Higienista Oral Gonçalo Heitor destaca que, nos arraiais típicos desta época, certos alimentos tradicionais exigem cuidados específicos para evitar desconfortos ou complicações relacionadas à saúde oral. Portanto, para aproveitar os petiscos típicos dos Santos Populares com um sorriso saudável, o Higienista Oral da MALO CLINIC Lisboa reforça cinco cuidados necessários:

  • A sardinha e o cuidado com a espinha… e o pão: As sardinhas são um petisco popular durante os Santos Populares e uma excelente fonte de Ômega-3, benéfico para a saúde cardiovascular. No entanto, estes peixes também são conhecidos pelas espinhas, que, embora pequenas, podem ficar presas entre os dentes ou na garganta. Ao saborear sardinhas, é essencial, por isso, estar atento às espinhas. Durante esta época do ano, é também comum servir as sardinhas sobre uma fatia de pão crocante. Embora a côdea estaladiça seja irresistível, é importante lembrar que ela pode causar fraturas dentárias, pelo que é importante ter cuidado ao comê-la.

Continue a ler o artigo em Activa.

Últimas