Com o mar à mesa, estes são os restaurantes e as tascas de paragem obrigatória em Sesimbra

A experimentar

Com um dos principais portos de pesca do país, Sesimbra é peixe. Da cavala ao espada preto, à lota chegam também robalo, dourada, linguado, tamboril, espadarte e polvo. O receituário é rico, das caldeiradas ao peixe no carvão, que harmonizam com a beleza da baia de águas calmas e areais concorridos nos meses quentes

Sesimbra é Peixe é o título do festival gastronómico que até 2 de junho junta 16 restaurantes do concelho e que dá a conhecer diversas propostas do rico receituário com sabor a mar que dá fama à região. Sesimbra tem um dos principais portos de pesca do país: o primeiro em volume de pescado e o segundo em valor de venda. A cavala tem-se destacado como a mais capturada e o peixe-espada preto com o maior valor de vendas. Já a dourada, o robalo e o linguado têm sido as espécies mais valorizados. A estas, juntam-se outras que também são uma referência na cozinha sesimbrense, enuncia a autarquia, como o espadarte, o tamboril ou o polvo, e que “dão corpo a receitas tradicionais como a Caldeirada, a Massada ou os grelhados”, e a propostas menos comuns como a “Pizza de Peixe-espada preto”, servida na Pizzaria Napolitana. Pode consultar na página oficiala lista dos restaurantes que participam no festival Sesimbra é Peixe. A 31 de maio celebra-se o Dia do Pescador.

À boleia do Guia Boa Cama Boa Mesa 2024 e do guia Tascas, Petiscos e Doces, conheça seis restaurantes e tascas de paragem obrigatória em Sesimbra:

1.CASA MATEUS

Massada de peixe na Casa Mateus

Casa de família existente há largas décadas, destaca-se pelos pratos de peixe na vertente tradicional, nomeadamente a “Caldeirada à pescador” e a “Massada de garoupa, camarão e hortelã” ou o “Espadarte com cebola, tomate e salsa”. Pode contar com um toque diferenciador da cozinha em alguns pratos, como o “Mero, berbigão, bacon e batata-doce”. No festival Sesimbra é Peixe são servidos “Polvo, pimento vermelho e batata ao sal” e “Espadarte, tomate, cebola e salsa”. Fique ainda a saber que, em contraciclo, o “Rabo de boi” é um sucesso entre os visitantes, bem como as “Codornizes, alheira e grelos”. Preço médio: €30.
Largo Anselmo Braamcamp, 4, Sesimbra. Tel. 963650939

2.O BATEL

 

Continue a ler o artigo em Expresso.

Últimas