InovCluster integra projeto de inovação para setor alimentar da região Atlântica

A experimentar

A Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (InovCluster) integra um projeto transnacional, que tem como objetivo estabelecer um centro de inovação para o setor alimentar da região Atlântica.

O projeto Hub4Food tem como objetivo “promover a adoção de tecnologias ou processos avançados para aumentar a sustentabilidade e a competitividade do setor alimentar na área Atlântica, bem como melhorar a disponibilidade e a qualidade dos serviços de apoio às empresas e à inovação que as empresas (especialmente as Pequenas e Médias Empresas) beneficiam”.

Para o efeito, o Hub4Food pretende melhorar as capacidades de investigação e desenvolvimento (I&D) e inovação da indústria alimentar da região Atlântica, através dos Centros de ID, e fomentar o desenvolvimento de produtos alimentares novos e melhorados (com foco na origem marinha).

Esta iniciativa integra vários parceiros de diferentes países, nomeadamente, de Portugal, Espanha, França e Irlanda.

O projeto reúne clusters agroalimentares e Centros de ID, para melhorar as relações entre o ecossistema de inovação e as capacidades de IDI (investigação desenvolvimento e inovação) da indústria alimentar da região Atlântica, bem como promover o desenvolvimento de produtos alimentares novos e melhorados, graças a competências e capacidades complementares entre os vários parceiros.

Da parte portuguesa, além da InovCluster e da Associação Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar (CATAA), integra o projeto, o Instituto Politécnico de Leiria.

A estes juntam-se a Asociación Cluster Alimentario de Galicia, Asociación Nacional de Fabricantes de Conservas de Pescados y Mariscos – Centro Técnico Nacional de Conservación de Productos de la Pesca, EIT Food Basque, Valorial, Institut Technique de Développement des Produits de la Mer, BIA Innovator Campus, PRAXENS e Teagasc – Agriculture and Food Development Authority.

O Hub4Food vai implementar um programa de IDI orientado para o mercado para testar e validar tecnologias avançadas aplicáveis ao setor alimentar, estabelecendo um mecanismo de colaboração entre Centros de ID e empresas (especialmente PME).

Também irá implementar um Mecanismo de Inovação Empresarial que presta serviços ao setor alimentar, nomeadamente às empresas, apoiando-as na superação de desafios e necessidades.

O Hub4Food é desenvolvido no âmbito do programa operacional Interreg Atlantic e conta com um investimento de 2,3 milhões euros.

O prazo para a conclusão do projeto é 31 de dezembro de 2026.

A InovCluster, com sede nas instalações do Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar, em Castelo Branco, tem como objetivo o aumento da competitividade dos sistemas produtivos locais e regional e procura a afirmação da região Centro de Portugal ao nível nacional e internacional.

Criada em 2009, conta já com 152 associados, dos quais 117 empresas, 15 associações/cooperativas, 12 instituições de ensino superior, instituições de I&D ligados ao setor agroindustrial e agroalimentar e oito entidades públicas da região Centro.

Últimas