Festival do Vinho de Foz Côa promete aliança entre vinho e sustentabilidade turística

A experimentar

O Festival do Vinho do Douro Superior que decorrerá de 24 a 26 de maio, em Foz Côa, pretende criar uma aliança minuciosa entre o vinho e a sustentabilidade turística, disse hoje à Lusa o presidente da câmara.

“Pretendemos fazer uma ligação mais minuciosa entre a produção de vinhos e a sustentabilidade turística, através do enoturismo, dado que a iniciativa atrai muita gente a este território duriense, de forma a fazer a ligação entre ambos os setores económicos importantes para o concelho”, explicou João Paulo Sousa.

O certame conta com uma centena de expositores que prometem levar a concurso e dar a conhecer aos apreciadores os melhores vinhos produzidos em territórios vinícolas inseridos na Região Demarcada do Douro (RDD).

“Todos os anos aumentamos o número de expositores, produtores de vinhos e produtos regionais através de várias ações a orientar este setor para uma aposta sustentada para o desenvolvimento do Douro Superior”, vincou o autarca social-democrat

Segundo João Paulo Sousa, a sustentabilidade será a grande prioridade da XI edição do Festival do Vinho do Douro Superior.

“Nós temos uma responsabilidade acrescida neste festival de vinhos, porque, para além de ser um dos melhores do seu género, na região do Douro, é também um destaque no país em que a nossa preocupação é trazer ao festival as melhores referências no setor dos vinhos”, rematou.

O programa contempla ainda o Concurso de Vinhos do Douro Superior, provas comentadas de vinhos e azeites, colóquios ligados à vinha e ao vinho, entre outras atividades ligadas à viticultura e aos sabores regionais do Douro, Trás -os- Montes e Beiras.

A organização do festival é da responsabilidade da Câmara de Vila Nova de Foz Côa, distrito da Guarda, com a produção da “Grandes Escolhas”.

O Concurso de Vinhos do Douro Superior é aberto a todos os que produzam vinhos nesta sub-região nas categorias Douro (branco e tinto) e vinhos generosos.

Além do espaço expositivo, que acontece no pavilhão da Expocôa, o programa integra o Concurso de Vinhos do Douro Superior, durante o qual “um júri diversificado, composto por jornalistas, ‘bloggers’ especializados, profissionais da restauração, garrafeiras e distribuição, vai “avaliar algumas centenas de vinhos, entre brancos, tintos e vinhos generosos”.

A animação musical ficará a cargo dos concertos de Sara Correia e Dj Sérgio Miranda (24 maio) e António Zambujo com o Dj Ricardo Reis (25 de maio).

Últimas