Festa dos Melhores do Enoturismo apoia tradições, cozinha local e produtos gastronómicos do Ribatejo

A experimentar

O jantar de gala do Prémio Nacional do Enoturismo APENO – AGEAS Seguros 2024, que este ano se realiza no Ribatejo, será servido pelo chef Rodrigo Castelo, proprietário do restaurante Ó Balcão, em Santarém, recém galardoado com uma estrela Michelin. Os produtos gastronómicos da região também vão marcar presença através da Qualifica OriGIn Portugal, uma associação que valoriza, qualifica, defende, promove e dignifica a identidade dos produtos tradicionais portugueses.

Ciente de que a sustentabilidade dos eventos também passa pelo envolvimento com a comunidade e a valorização dos produtos locais, o Prémio Nacional do Enoturismo, organizado pela Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO) no próximo dia 24 de Maio de 2024, na Quinta dos Anjos, em Santarém, decidiu chamar um chef da região para confecionar o jantar daquele que já é o evento de referência nacional do Enoturismo.

Proprietário do restaurante ‘Ó Balcão’ – fundado em 2013 no centro de Santarém – Rodrigo Castelo inspira-se nos sabores tradicionais para trabalhar uma cozinha de autor: «A escolha do chef não poderia ser melhor. Conheço o trabalho do Rodrigo Castelo há muitos anos e sei bem do seu trabalho desenvolvido ao redor da recuperação dos produtos autóctones do Ribatejo. Tenho a certeza de que os pratos do jantar serão focados em sabores que irão enaltecer a região», revelou a Presidente da Associação Portuguesa de Enoturismo, Maria João de Almeida. Por seu turno, Rodrigo Castelo revela-se motivado para agarrar este desafio. «Ser o chef deste jantar, que premeia os melhores Enoturismos nacionais, é um excelente desafio, em que os produtos da região também vão brilhar», promete o chef.

Continue a ler o artigo em Enoturismo de Portugal.

Últimas