Viveiro, a iniciativa que quer dar a provar a cultura gastronómica de Aveiro em 2024

A experimentar

A Associação Viveiro vai realizar o seu primeiro evento. A iniciativa começa no dia 4 de maio, realiza-se em Aveiro e estende-se ao longo do ano, contanto com o chef Ricardo Costa como primeiro protagonista.

O mote do Viveiro: Aveiro 2024, que se realiza nos dias 4 e 5 de maio, 8, 9 e 10 de junho, 13, 14 e 15 de setembro e 15, 16 e 17 de novembro, é reunir à mesa residentes, visitantes, chefs, produtores locais, investigadores e artistas para partilhar, provar e pensar a identidade gastronómica de da região.

Carlos Martins, responsável pela Associação Viveiro, explica que   “Vamos refletir sobre a gastronomia de Aveiro nas suas dimensões histórica, social, económica, cultural e política, bem como a sua sustentabilidade e futuro. Iremos fazê-lo em jantares, conversas, workshops e espetáculos, celebrando receitas antigas e testando inovações, ocupando o território e interagindo com a comunidade”.

O primeiro fim de semana do evento, a 4 e 5 de maio, começa com o tema “Identidade”. Será marcado pelo lançamento oficial do Guia Gastronómico de Aveiro, um documento gratuito, disponível em formato digital, que reúne a história, produção e as principais características originais da região: sal, algas e plantas halófitas, ovos moles, bacalhau, enguia, leitão, ostras e vinhos Bairrada.

No dia 5, sábado, o dia começa com uma viagem que explora a identidade dos vinhos da região, celebrando o Dia Internacional da Baga, uma iniciativa criada pelo coletivo Baga Friends.

Haverão também degustações, conversas e workshops, como o workshop de ovos moles, orientado pela Associação de Produtores de Ovos Moles de Aveiro. Uma atividade gratuita, que se realiza entre as 10h e as 12h.

Últimas