Mosteiro de São Bernardo em Portalegre recebe feira de doçaria conventual este mês

A experimentar

A Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre regressa este mês ao Mosteiro de São Bernardo, contando esta edição com a presença de mais de 40 expositores, divulgou hoje o município.

Promovida pela câmara municipal, a 22.ª edição da feira vai decorrer entre os dias 19 e 21 de abril, com a participação de mais de 40 doceiros oriundos de vários pontos do país.

Em declarações à agência Lusa, a vice-presidente da Câmara de Portalegre, Laura Galão, explicou que o certame vai também contar com dois workshops de doçaria, um com a participação do chefe Cristiano Louro, da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, e outro promovido pela chefe Carla Parreira, do Convento do Espinheiro, em Évora.

Conhecida em tempos como a “cidade dos sete conventos”, devido à sua tradição religiosa, Portalegre possui um vasto número de receitas de doces conventuais com origens remotas e que estão guardadas a ‘sete chaves’ pelas doceiras.

No evento, podem ser saboreados vários doces, como barrigas de freira, pães de rala, toucinhos-do-céu, fidalgos, ovos-moles ou castanhas de ovos.

Os rebuçados de ovos de Portalegre, amêndoas de Portalegre, pastéis de Belém e de Tentúgal, lampreia de amêndoa, fartes e queijinhos do céu são outros dos doces que atraem os visitantes.

No decorrer do certame, segundo Laura Galão, vai estar também patente ao público uma exposição de fotografia de homenagem a título póstumo a Judite Cardoso, considerada “a doceira de excelência” do concelho de Portalegre.

A animação musical vai também marcar presença, com espetáculos de música lírica, fado, cante alentejano, entre outros momentos culturais, através das associações dedicadas à cultura residentes naquela região.

“Este ano temos também uma animação diferente dedicada aos contos tradicionais, a que nós chamamos sabores com histórias. No decorrer da feira vamos ter uma contadora de histórias para dinamizar o evento e para contar histórias aos visitantes”, disse.

A inauguração da Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre está marcada para o dia 19 deste mês, pelas 18:30.

De acordo com o município, a entrada diária na feira terá um custo de um euro.

Últimas