https://images.impresa.pt/expresso/2024-04-02-Zab-Living--16-.JPG-8cd2a748-1/1.91x1/mw-1200?outputFormat=jpeg

Refúgio tranquilo junto ao Zêzere, este alojamento convida a mergulhar numa piscina flutuante e surfar uma onda infinita

A experimentar

https://images.impresa.pt/expresso/2024-04-02-Zab-Living--16-.JPG-8cd2a748-1/1.91x1/mw-1200?outputFormat=jpeg

É conhecido o efeito calmante da água. A este relaxante natural juntam-se as colinas verdejantes que torneiam a albufeira da Barragem de Castelo de Bode e a descoberta da praia fluvial da Zaboeira, pequena aldeia beirã com cerca de 40 habitantes, situada em Vila de Rei, um dos muitos paraísos do rio Zêzere. Nada faz prever o cenário que se vai descobrir ao percorrer as estradas de denso pinhal, entre curva e contracurva, até ao pequeno aglomerado de casas e, por fim, ao horizonte aberto ao lago verde-esmeralda, abrigado por montanhas e florestas.

Foram os desportos aquáticos que deram a descobrir este lugar a Joana Leitão e Rute Marta, fundadoras do projeto Wake With Girls (WWG), que proporciona aventuras de wakeboard, um desporto que consiste em utilizar uma prancha, tipo snowboard, mas na água, puxado por uma lancha ou sistema de cabos, conhecidos como cable parks e guinchos. Com as WWG pode ainda praticar wakesurf (surfar uma onda infinita), mas também fazer algo mais calmo como deslizar numa prancha de paddle ou passear de barco.

Licenciada em Radiologia, Joana Leitão largou a urgência da vida na cidade para se envolver de forma mais séria com a natureza e com o desporto. Entregou-se então a dois projetos, o WWG e o alojamento local, Zab Living. Já Rute Marta, licenciada em Gestão, depois de 20 anos de experiência na área de grande consumo e retalho, em empresas como a Henkel e a Nike, decidiu regressar a Portugal para se dedicar precisamente ao que mais gosta. Juntas encontraram a aldeia da Zaboeira e a localização ideal para a criação do seu alojamento, situado a uma curta distância, de cerca de uma dezena de metros, daquela que é uma das maiores reservas nacionais de água e que concentra a pureza do rio nascido na serra da Estrela, o Zêzere. A posição geográfica tem ainda outro atributo especial que consiste no facto de por ali passar a Grande Rota do Zêzere (GRZ), da qual se podem percorrer alguns troços para conhecer o rio nas suas múltiplas facetas e desfrutar de vários magníficos miradouros sobre a albufeira.

Os dias passados em fusão com a natureza pedem uma estada recuperadora que acontece na quietude de uma das cinco suítes (€100), todas com vistas de cortar o fôlego para o lago, ou na sala a ouvir música, ler um livro, ou mesmo solicitar uma massagem. O Zab Living é um convite com dupla faceta, por um lado dinâmico e enérgico devido aos programas da WWG, e, por outro, para abrandar e deixar-se ficar a ouvir os sons da natureza. O alojamento deu vida à aldeia e já há mais pessoas a quererem recuperar casas e viver neste recanto de tranquilidade, um sentimento que assola muitos dos que ali ficam.

 

Continue a ler o artigo em Expresso.

Últimas