O segredo para conseguir sempre almôndegas tenras

A experimentar

Esta foi uma questão que surgiu recentemente durante a nossa conversa semanal em directo, onde o ajudamos a melhorar as suas capacidades na cozinha. Aqui ficam algumas dicas para garantir que as suas almôndegas ficam tenras e saborosas.

Não misture demasiado. Quando as almôndegas estão duras, muitas vezes é porque foram demasiado trabalhadas. Comece por misturar bem todos os ingredientes, excepto a carne moída. Quando adicionar a carne, deve misturá-la apenas o suficiente para que os ingredientes fiquem uniformemente distribuídos. Acho que as mãos são as melhores ferramentas para este efeito, em vez de uma batedeira.

Verifique o teor de gordura. A carne mais magra pode facilmente resultar em almôndegas secas, que precisam de ser totalmente cozinhadas para serem servidas em segurança. (As aves de capoeira moídas devem ser cozinhadas a 165 graus e as outras carnes moídas devem ser cozinhadas a 160 graus).

Preste atenção à percentagem de gordura na carne moída que está a utilizar — para carne moída, procure pelo menos 20% de gordura.


Exclusivo PÚBLICO/The Washington Post

Continue a ler este artigo em Público.

Últimas