Feira do Queijo do concelho de Borba com 25 expositores a partir de sexta-feira

A experimentar

Cerca de 25 expositores, incluindo vários produtores de queijo, vão participar num certame ligado ao setor, a partir de sexta-feira, na freguesia de Rio de Moinhos, no concelho de Borba (Évora), revelou hoje a câmara municipal.

A produção de queijo de Borba, uma das principais atividades económicas deste concelho, vai estar em destaque na Feira do Queijo, que vai decorrer até domingo, naquela aldeia alentejana, indicou o município.

“Terra rica de sabores e tradições, o concelho de Borba festeja a Páscoa com um certame dedicado aos produtos regionais de excelência, em especial o queijo”, realçou a autarquia.

Este produto, adiantou o município, tem neste concelho alentejano “expressão máxima” na freguesia de Rio de Moinhos, onde laboram cerca de 15 queijarias familiares, que “produzem queijo de ovelha e misto, à base de ancestrais métodos de fabrico”.

Além da promoção do queijo tradicional do concelho, a iniciativa, organizada pelo município e pela Junta de Freguesia de Rio de Moinhos, destina-se também a promover outros produtos regionais, como o vinho, enchidos, azeite, pão, doçaria e o artesanato.

Com este evento, a organização assumiu que também pretende evidenciar “a qualidade e genuinidade” dos produtos do concelho.

O programa do certame inclui animação musical, com destaque para as atuações de Al Canti, na sexta-feira, às 22:30, Sangre Ibérico, no sábado, às 21:30, e Los Chupitos, no domingo, às 15:30.

Segundo os promotores, o evento associa-se às comemorações do 10.º aniversário do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

O ‘cartaz’ do certame integra dois momentos de cante, um na tarde de sexta-feira, com a atuação de três grupos de cantadores e cantadeiras, e o outro no sábado, durante a iniciativa “Fazer as 11”, em Rio de Moinhos, com a participação de dois grupos.

Folclore, animação de rua, atuações de grupos de dança e de artistas de Rio de Moinhos, animação com vários dj, provas e degustação de produtos regionais e gastronomia são outros atrativos do evento.

Últimas