Governo dos Açores apela ao consumo de alimentos regionais

A experimentar

O secretário regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, apelou hoje aos cidadãos para consumirem produtos alimentares açorianos, contribuindo-se desta forma para o progresso dos Açores.

António Ventura, que intervinha no 1.º Congresso da Agricultura Regenerativa, no concelho da Lagoa, em Ponta Delgada, considerou que se está assim “a contribuir para o progresso dos Açores e para a melhoria da qualidade de vida”.

De acordo com o titular da pasta da Alimentação, o “consumo de agroalimentos produzidos nos Açores tem vantagens sociais e económicas, como a criação de riqueza, a fixação de jovens, a diminuição da pegada ecológica, o conhecimento produtivo de proximidade e a segurança no abastecimento alimentar”.

“Nós, enquanto consumidores, também temos a responsabilidade social de contribuir, através da nossa opção de compra, no desenvolvimento dos Açores”, afirmou, citado em nota de imprensa do executivo açoriano.

António Ventura considerou que os Açores estão “a marcar o mapa mundo pela sua referência em qualidade produtiva e respeito pelos animais”.

“Nos Açores, as agriculturas não são lesivas ao meio ambiente e vão de encontro às preocupações da humanidade no que concerne ao combate às alterações climáticas, ao bem-estar animal e à preservação dos solos, pelo que estamos a marcar o mapa mundo pela nossa referência em qualidade produtiva e respeito pelos animais”, afirmou o governante.

O responsável pela pasta da Agricultura assumiu que “a agricultura regenerativa assume uma vertente de naturalidade que importa promover e apoiar”, tendo divulgado que está em curso a “possibilidade de incorporar ajudas para o desenvolvimento da agricultura regenerativa, mais uma opção agroprodutiva e de consumo”.

Últimas