Enoturismo ao rubro na Adega da Vidigueira

A experimentar

Chama-se ‘Talha à Mesa’, vai decorrer na Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, nos dias 23 e 24 de março, com o objetivo de elevar o papel do Vinho de Talha na gastronomia portuguesa. Para isso foram convidados chefs de renome, com ligações ao Alentejo, José Júlio Vintém, João Mourato e Pedro Mendes, que ao longo dos dois dias têm a tarefa de impressionar os visitantes com as suas sugestões de comidas que combinam harmoniosamente com os vinhos oriundos das talhas. Além dos almoços e jantares vínicos, o programa inclui showcookings na vinha e na adega, masterclasses de vinhos de talha e bar de vinhos de talha, entre outras atividades incluídas na temática.

No sábado e domingo de manhã, os chefs cozinham numa vinha centenária e na tarde   de sábado, o showcooking é na adega. Mas do programa, a decorrer entre as 11h00 e as 22h00 de sábado e as 11h00 e as 15h00 de domingo, fazem parte outras actividades que vão permitir aos visitantes participarem e contactarem ativamente com os chefs, até porque a ideia é que «o evento seja didático e incuta no consumidor a vontade de explorar as potencialidades gastronómicas do vinho de talha», diz Luis Gradíssimo, da organização do evento. Todas as atividades podem ser compradas individualmente com valores que variam entre 10€ a 65€ com disponibilidade entre 15 a 150 pessoas. Os bilhetes estão à venda na Ticketline e no site da Adega.

«Está na hora de elevar o papel do Vinho de Talha na gastronomia portuguesa e posicioná-lo num segmento premium, como um vinho por excelência para a harmonização com comida, principalmente neste momento importante no qual se aprovou a inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI) da Produção de Vinho de Talha», adianta José Miguel Almeida, presidente da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito.

Continue a ler o artigo em Enoturismo de Portugal.

Últimas