Os melhores de 2023 | Para a alma não ter raízes

A experimentar

“Viajar? Para viajar basta existir. Vou de dia para dia, como de estação para estação, no comboio do meu corpo, ou do meu destino, debruçado sobre as ruas e as praças, sobre os gestos e os rostos, sempre iguais e sempre diferentes, como, afinal, as paisagens são… A vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes. O que vemos, não é o que vemos, senão o que somos.” Fernando Pessoa

Fevereiro é o mês de “entrega” de prémios no nosso blogue, pelo nono ano consecutivo (desta vez mesmo à justa)… O ano de 2023 foi particularmente generoso connosco, mas o melhor de tudo são mesmo as memórias que nos deixou. É com grande satisfação que dedicamos esta publicação a reconhecer e a celebrar a excelência em três áreas fundamentais de qualquer experiência de viagem (pelo menos daquelas que eu acho que valham a pena :P): hotéis, gastronomia e vinhos.

A nossa família teve a honra de percorrer os quatro cantos do país, e ainda dar quatro saltos além fronteiras, descobrindo e explorando os destinos mais deslumbrantes e os estabelecimentos mais marcantes. Durante essa jornada, testemunhámos o compromisso inabalável de muitos profissionais em nos proporcionar experiências verdadeiramente memoráveis.

Em alguns hotéis, encontramos não apenas qualidade e conforto, mas também um cuidado meticuloso com os detalhes, uma atenção personalizada e um ambiente que transcendeu as expectativas. Alguns restaurantes que tivemos o prazer de visitar encantaram-nos, não apenas com suas iguarias excepcionais, mas também com sua atmosfera acolhedora, serviço impecável e uma paixão evidente pela gastronomia.

Alguns dos vinhos que tivemos a oportunidade de degustar conduziram-nos a viagens sensoriais, revelando os terroirs únicos e o talento dos enólogos por trás de cada rótulo. É por isso que, ao contrário do que diria o simpático Papa Francisco, esta publicação não é sobre “todos, todos, todos”, mas sim sobre “alguns, alguns, alguns”: os especiais.

Neste Os melhores de 2023 , não queremos apenas destacar os parceiros que mais nos marcaram nas suas respectivas categorias, mas também convidar-vos a vós, caros leitores, a juntarem-se a nós numa jornada de descoberta, de reconhecimento e, quiçá, de inspiração.

Afinal de contas, assim como Fernando Pessoa nos convidou a explorar os recantos da alma humana em muitos dos seus textos, os lugares/parceiros que aqui destacámos convidam-nos a explorar os vastos horizontes do mundo,  assim como as riquezas que ele tem para nos oferecer. Muitas dessas riquezas materializam-se em pessoas, em gestos e em rostos, sempre iguais e sempre diferentes, como, afinal, as paisagens são.

Esperamos que as histórias e as experiências que fomos compartilhando convosco ao longo de 2023 possam ter-vos inpirado, feito sorrir, puxar-vos para fora de casa, ainda que em pouca medida. E que tudo isso vos tenho feito embarcar nas vossas próprias jornadas de descoberta, procurando sempre o extraordinário em cada destino, cada almofada, cada refeição, cada gole de vinho.

Os melhores de 2022

Melhor Hotel: Hilton Porto Gaia

O Hilton Porto Gaia vai-se tornar um caso de sucesso. É uma autêntica ponte entre a tradição das caves de vinho do Porto e o luxo da decoração e interiores contemporâneos; entre a gastronomia baseada no canône gastronómico da região e a modernidade da sua interpretação; entre a azáfama da zona ribeirinha e a tranquilidade do seu Wellness Center, entre a modernidade e requinte nos materiais de construção e simplicidade das suas linhas; entre o estar perto de ambas as margens e o suficientemente longe para as poder apreciar.

Melhor 4 estrelas: Boticas Hotel Art & SPA

Fernando Pessoa defendeu que “a arte é a auto-expressão a lutar para ser absoluta”, pois a finalidade social da arte não é, não pode ser, “apenas” agradar esteticamente, pois o prazer que daí se retiraria constituiria apenas uma relativa mediação visual. Assim, a arte é antes um meio através do qual ocorre a elevação por meio da beleza, uma espécie de elevador social catalisado pelos sentidos. Encontrei a mesma elevação no Boticas Hotel Art & SPA, no seu SPA, no atendimento, na sua na gastronomia e na sua constante renovação (de espaços, de propostas e experiências colocadas à disposição de quem o visita). Pelo Boticas Hotel Art & SPA não nos descrevem as coisas como elas são, querem que tudo o que nós por lá experimentemos cresça em nós como são sentidas, como se sente que elas são, pelo menos foi isso que eu senti!!!

 

Melhor Wine Hotel: Hotel de Charme Parador Casa da Ínsua

Nestas lides dos blogues por vezes dizemos coisas demasiado banais (embora eu me esforce para não o fazer), mas a magnificência do Hotel de Charme Parador Casa da Ínsua obriga-me a recorrer a um cliché: este é um dos segredos mais bem guardados do nosso país. Visitem-no enquanto a aura de Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres ainda passeia por lá 😉

Continue a ler o artigo em No meu Palato.

Últimas