Menu da semana: Viagem pelos nossos sabores

A experimentar

Açorda alentejana
serve 2

300g de camarão 30/40
400g de pão caseiro (duro)
2 ovos
2 col. (sopa) de polpa de tomate
4 dentes de alho
½ cebola
1 molho de coentros
4 col. (sopa) de azeite
1,5l de água a ferver
1 shot de brandy
sal qb

1. Descascar o camarão e reservar as cascas e a cabeça. Começar por fritar as cabeças e as cascas, em azeite, para o caldo. Ir esmagando o conteúdo, para retirar o máximo de suco. No final, juntar o brandy e deixar evaporar o álcool.

2. Posteriormente, juntar a cebola, 2 dentes de alho laminados e a polpa de tomate, com uma pitada de sal. Acrescentar água fria ao caldo, e deixar ferver em lume brando, durante 25 minutos, até levantar as impurezas. Picar grosseiramente os coentros e reservar.

3. Juntar um pouco de água quente ao pão previamente cortado em cubos, para facilitar a absorção do caldo de camarão, regar ainda com um fio de azeite e um pouco de sal. Reservar 2-3 min. Cortar o camarão em pedaços e reservar 4 inteiros para colocar no fim. Temperar com sal. Picar os talos dos coentros e laminar 2 dentes de alho.

4. Num tacho, colocar um fio de azeite com os talos dos coentros e os alhos. Começar por cozinhar os camarões picados, por breves instantes, e retirar. Juntar um pouco mais de azeite. Esmagar o pão e colocar no tacho com azeite. Adicionar o caldo gradualmente e cozinhar o pão. Retificar com sal. Caso o pão esteja com pedaços demasiado grandes usar o esmagador de batata para reduzir.

6. Juntar o camarão e os coentros ao pão e desligar o lume.

7. Numa frigideira pequena, com um pouco de azeite, corar os camarões inteiros temperados com sal.

8. Num prato colocar o pão, a gema de um ovo por cima, os camarões corados e, por fim, os coentros.

********************************************************************************************

Um clássico ao qual ninguém resiste (no livro ‘ComTradição’, de Henrique Sá Pessoa)
Peixinhos da horta

Continue a ler o artigo em Activa.

Últimas