Feira do Queijo do Alentejo em Serpa com mais de 160 expositores

A experimentar

Um total de 160 expositores, dos quais 60 de queijos, marca presença numa feira dedicada a esta iguaria que se realiza em Serpa, no distrito de Beja, de sexta-feira a domingo, divulgou a câmara municipal.

Organizada pelo município e pela comissão promotora, a Feira do Queijo do Alentejo, que vai para a sua 23.ª edição, decorre no Parque de Feiras e Exposições de Serpa.

Entre os produtores e comerciantes de queijos, contam-se ‘stands’ dedicados aos de Serpa, Évora, Serra da Estrela, Beira Baixa e Manchego, que apresentam queijos artesanais de ovelha, cabra, vaca ou mistura.

Amanteigados, frescos, curados, curados atabafados, com ervas aromáticas, cebola caramelizada, requeijão, almece e ainda vários queijos premiados em concursos internacionais são dos produtos à venda.

Segundo a autarquia, os restantes 100 expositores presentes no certame são de produtores de enchidos, mel, doçaria, artesanato, além de tasquinhas e ‘stands’ institucionais de entidades regionais e criadores de ovinos.

O programa inclui atividades relacionadas com a agropecuária e pastorícia, como oficinas de fabrico de queijo de ovelha e de cabra, exposição de ovelhas e demonstrações de tosquia, concursos, ‘workshops’ e demonstração de cães de pastoreio.

Outro dos focos do certame é o concurso “O Melhor Queijo da Feira do Queijo do Alentejo”, aberto a todos os produtores de queijos presentes, cujos resultados serão divulgados no domingo à tarde.

Atuações de grupos corais, animação musical, demonstrações de artesanato, a apresentação do livro “Sistemas extensivos do Sul. Escritos em homenagem a Inocêncio Seita Coelho” e uma jornada técnica sobre os desafios dos queijos tradicionais portugueses estão também em destaque.

A Feira do Queijo do Alentejo é organizada pelo município e pela comissão promotora, que junta várias entidades do concelho e da região.

Últimas