Festival em Alandroal promete ‘fazer água na boca’ com pratos à base de peixe do rio

A experimentar

Pratos confecionados com peixe do rio de ‘fazer água na boca’ vão brilhar em 15 restaurantes e cafés do concelho de Alandroal, no distrito de Évora, durante um festival gastronómico que arranca na sexta-feira.

O Festival do Peixe do Rio, cuja edição deste ano foi apresentada hoje na Área Recreativa das Azenhas D’el Rei, junto à albufeira do Alqueva, naquele concelho alentejano, é promovido pela câmara municipal.

O evento gastronómico “tem servido para mostrar o concelho” aos visitantes e já é “um dos aspetos pelo qual o concelho de Alandroal é conhecido”, afirmou o presidente do município, João Grilo, em declarações aos jornalistas.

Segundo o autarca, uma das novidades da edição de 2024 do certame é a instalação de um centro de acolhimento na Praça da República, no centro da vila, para ajudar os visitantes a encontrarem o que procuram ou ofertas que “fogem ao habitual”.

“Muitas vezes, as pessoas decidem vir ao festival, mas não programam muito bem a vinda e chegam à sede de concelho, onde a oferta é maior, e ficam com dificuldades em saber onde e o que comer”, salientou.

Aludindo às opções disponíveis pelo “mais tradicional, pela inovação ou por uma experiência que vai além do prato”, João Grilo indicou que o centro de acolhimento vai prestar informações e encaminhar os visitantes.

O evento conta com a participação de, pelo menos, 15 estabelecimentos de restauração, pois, sublinhou o autarca, “há outros cafés e tascas que não constam na lista, mas estão ao dispor e, mediante marcação, também recebem pessoas”.

Esta edição do Festival do Peixe do Rio prolonga-se até 03 de março e o programa tem em destaque iniciativas como o Roteiro do Petisco ou o Almoço da Caldeta para Todos.

Nos dois fins de semana do evento, a Praça da República acolhe uma feira de produtos locais, ‘workshops’, jogos tradicionais, a apresentação do livro “Comeres Raianos”, da Confraria Gastronómica do Alentejo, e uma sessão de ‘showcooking’ com o ‘chef’ José Júlio Vintém e convidados.

Exposições, maratonas fotográficas, concertos, animação musical itinerante, concursos de pesca e passeios pedestres e de BTT são outros dos atrativos.

Criado em 2010, o evento, que visa dinamizar a economia local nas áreas da restauração, hotelaria e comércio, começou por se chamar Mostra Gastronómica do Peixe do Rio, mas, na edição de 2023, adotou a designação de festival.

Últimas