Os Vinhos do Chefe

A experimentar

Miguel Castro e Silva é um dos chefes de cozinha mais conhecidos pelo gosto e ligação que tem aos vinhos. Recentemente, organizou uma prova que mostrou seu o trabalho desenvolvido nesta área nos últimos anos.  

Natural do Porto e chefe de cozinha com uma carreira já consolidada, Miguel Castro e Silva sempre foi um apreciador de vinhos e sempre gostou de descobrir diversos estilos que o levaram ao longo do seu percurso a fazer várias parcerias com produtores e enólogos de referência na elaboração dos seus próprios vinhos, vendidos em exclusivo nos seus restaurantes. Parcerias de chefes com produtores de vinho já não são novidade, mas Miguel vai bem mais além e envolve-se com entusiasmo ao ponto de ir às vinhas provar as uvas e definir, ali mesmo, as castas que vão compor os seus vinhos. Não há muitos chefes assim.

Nos últimos anos este trabalho foi desenvolvido principalmente com o grupo Gran Vinhos, (a empresa que detém a Quinta de Ventozelo, no Douro; as Caves Gran Cruz em Gaia; e a Gran Cruz House, no cais da Ribeira, no Porto), de quem o chefe é consultor gastronómico há já muitos anos.  O amigo e enólogo responsável da empresa, José Manuel Sousa Soares, tem sido um dos seus principais cúmplices no projecto, mas é Miguel quem define os vinhos ao seu estilo e gosto, produtos que depois são vendidos nos restaurantes e lojas do grupo, ou encomendados diretamente ao chefe.

Continue a ler o artigo em Maria João de Almeida.

Últimas