Pico Wines inicia 2024 com novidades

A experimentar

Dois vinhos desvendam a autenticidade da ilha do Pico, evidenciando a tradição dos licorosos e a marcante influência do terroir vulcânico, elementos distintivos que definem a identidade desta ilha açoriana.

APicowines sempre produziu vinhos com autenticidade, mas nos últimos anos tem vindo a mostrar ainda mais garra. O leme, hoje manobrado pelo enólogo Bernardo Cabral, em 2017, marcou uma nova etapa na vida destes vinhos, com monocastas focadas em mostrar cada vez mais o terroir vulcânico dos vinhos do Pico.

Recentemente, a adega lançou duas novidades, o Licoroso 20 Anos e o Gruta das Torres 2020 «O Licoroso 20 Anos é um vinho que nos oferece uma explosão de sensações no paladar, uma textura muito suave, doçura equilibrada por uma acidez que surpreende, e final salino  e persistente. Um vinho maduro, meio doce, que recupera a secular tradição dos vinhos licorosos do Pico», afirma Bernardo Cabral, enólogo consultor da Picowines.

Elaborado a partir de Verdelho de vinhas plantadas no interior de muros de basalto (denominados currais) a escassos metros do mar, o Licoroso 20 Anos é um vinho que passou por uma interrupção da fermentação com adição de aguardente vínica. Estagiou em cascos velhos de carvalho durante 20 anos, até ao momento do loteamento. Apresenta uma dourada com laivos esverdeados, de aroma intenso de iodo, laranja cristalizada, amêndoa tostada e caramelo.

Continue a ler o artigo em Maria João de Almeida.

Últimas