Feira da Vinha e do Vinho de Anadia em junho deverá contar com 150 expositores

A experimentar

Cerca de 150 expositores e mais de duas dezenas de produtores de vinho deverão passar pela Feira da Vinha e do Vinho de Anadia, que decorrerá durante cinco dias do mês de junho, revelou hoje a autarquia.

“Esta edição vai ser especial porque a Feira da Vinha e do Vinho faz 20 anos. Para esta data redonda, que estamos a organizar ainda com mais carinho e cuidado, devemos contar com centena e meia de expositores”, avançou o vice-presidente da Câmara Municipal de Anadia, Jorge Sampaio.

A edição de 2024 da Feira da Vinha e do Vinho terá lugar de 19 a 23 de junho, em Vale Santo, em Anadia (distrito de Aveiro).

A abertura do concurso público para a realização dos espetáculos musicais e respetiva logística de apoio ao certame, cujo preço base é de 240 mil euros, foi publicada em Diário da República, na última semana.

Em declarações à agência Lusa, o autarca recordou que a Feira da Vinha e do Vinho foi criada em 2004, “como animação obrigatória do Euro 2004” [Campeonato Europeu de Futebol], uma vez que “Anadia foi centro de estágio”.

“Dialogando com os produtores e com os vários intervenientes, fomos organizando o espaço e temos melhorado de ano para ano. Este ano teremos algumas surpresas, que não queremos desvendar já, porque também queremos que as pessoas venham ao local para descobrir”, acrescentou.

As inscrições para os expositores irão “abrir brevemente”, estimando ainda que o espaço acolha também entre 20 e 25 produtores.

“Isto é muito mais que uma feira da vinha e do vinho, tem um conceito bem mais global: é toda uma terra de paixões, um festival de paixões. É um investimento na cultura, no turismo, no empreendedorismo, na economia”, apontou.

De acordo com Jorge Sampaio, o evento é também levado para fora de portas da própria Feira da Vinha e do Vinho, com a realização de jantares em adegas de alguns produtores.

“Estes jantares começam uma semana antes, com os interessados a jantarem com produtores e enólogos. O evento contempla ainda algumas masterclasses de vinhos e de espumantes Baga Bairrada”, informou.

Sobre o programa musical, Jorge Sampaio indicou que será apresentado “quando o concurso público tiver terminado”, no entanto, deixou a garantia de que “foi pensado para ser atrativo e servir todos os gostos, desde os mais jovens, aos menos jovens”.

“Estimamos ultrapassar o último ano e receber mais de 50 mil visitantes. Há muitas pessoas, de vários sítios do país, que já marcam férias naquele período do ano para virem à Feira da Vinha e do Vinho”, concluiu.

Últimas