Coelho à conde d’Ourém: uma receita requintada para provar em Fátima

A experimentar

Arroz de miúdos feito na hora e folhas de couve escaldadas complementam o protagonismo do coelho neste prato, uma referência gastronómica para provar em Fátima, no restaurante O Convite. A equipa Boa Cama Boa Mesa está a percorrer o país para selecionar hotéis e restaurantes que vão integrar o guia anual, a publicar em abril de 2024. Até lá, fique a conhecer algumas das sugestões que justificam a viagem.

Na ementa do restaurante O Convite, do Dom Gonçalo Hotel & Spa, em Fátima, brilha um prato com história: o “Coelho à conde d’Ourém”. “O prato vem referenciado em um dos livros de Marques da Cruz, gastrónomo de Leiria, que estudou os comeres aqui da região”, comenta Jorge Heleno, diretor geral da unidade. A existência desta receita também está associada à antiga Pousada de Ourém.

A receita base posta em prática, desde janeiro de 2021, na cozinha do restaurante O Convite remonta aos tempos da avó Maria José, que viveu na aldeia de Moita Redonda, pertencente, hoje, ao concelho do distrito de Santarém. “Essa aldeia está num monte por trás do Santuário de Fátima. De lá avista-se muito bem o castelo de Ourém”, explica. (…).

Continue a ler o artigo em Expresso.

Últimas