O novo brilho do Talho de Gondarém

A experimentar

A tradição ainda é o que era. E é bom, quando do que se trata é de quem trata de nós, termos a confiança e a familiaridade que a tradição nos traz.

Por viver perto do Talho de Gondarém, aí me habituei a abastecer-me. O senhor José é, sempre foi, a cara da casa. E que boa cara, sempre com uma deixa brincalhona que não diminui a forma rigorosa e amiga como recomenda uma carne ou antecipa um desejo nosso. E isso fez e faz do Talho de Gondarém uma casa confiável e amiga. Mas não há muito tempo, andava a pandemia a insinuar- -se e o proprietário vendeu o talho a um nosso “irmão” brasileiro. Temi o pior. Lá se vai o contacto privilegiado com os produtores de Resende e de todo o Douro verde que tem carne ovina e bovina de enorme qualidade.

Mas depois de uma bonita limpeza à “cara” do espaço de Gondarém, o talho revigorou-se. Passou a ter coisas magnificas, como vinhos, especiarias, queijo do coalho, “burratas” e, vejam lá, “terrines e foies” e até um magnifico escabeche de cogumelos ou um rolo de carne que nos facilita a vida para uma comida que cumpre a memória da comida de verdade.

O senhor José lá continua, mais competente que nunca, agora com um avental de couro a lembrar os boiadeiros pernambucanos.

Se ainda não experimentaram visitem o Talho de Gondarém que, hoje, beneficia desta parceria luso-brasileira que é definitivamente ganhadora!

Contactos
Talho de Gondarém
Morada: Rua de Gondarém 426, Porto, Portugal
Instagram: Talho Gondarem (@talhogondarem)
Telefone: 22 618 2888

Texto de António de Souza-Cardoso

Este artigo foi publicado originalmente no Semanário Vida Económica

Últimas