Em livro e em 14 restaurantes, está à prova a Carta Gastronómica das Aldeias Históricas de Portugal

A experimentar

Com 420 páginas, a Carta Gastronómica “Receitas que Contam Histórias – Gastronomia e Vinhos das Aldeias Históricas de Portugal” é um livro feito de vidas e rostos dos territórios, muitos dos quais tiveram grande importância na formação da nação portuguesa. Em paralelo, o receituário destas aldeias pode ser provado em 14 restaurantes.

É apresentado pela Associação das Aldeias Históricas de Portugal como “um documento histórico de extraordinário valor” que “para além de registar as tradições mais antigas e os costumes culinários das 12 aldeias que integram a rede de Aldeias Históricas de Portugal, localizadas na Beira Interior, captura o saber fazer que torna a gastronomia da região uma experiência incomparável, em harmonização perfeita com os seus vinhos”.

A Carta Gastronómica “Receitas que Contam Histórias – Gastronomia e Vinhos das Aldeias Históricas de Portugal” dá a conhecer um receituário, quase tão antigo quanto as origens de Portugal, numa edição de capa dura da Leya. Procura inspirar pratos com os sabores e aromas das Aldeias Históricas de Portugal, mas não é um livro de receitas.

Continue a ler o artigo em Expresso.

Últimas