Livros e filmes sobre vinho

A experimentar

A melhor forma de aprender sobre vinhos é prová-los! Mas também há muitos livros e filmes sobre o tema que ajudam nesta descoberta vínica

Existe uma imensidão de livros e filmes sobre vinho, mais técnicos, mais leves, mais divertidos, mais intensos…

Neste artigo, junto alguns livros e filmes que coleccionei ao longo de 10 anos a trabalhar na área do vinho, que me ajudaram a aprender e perceber melhor este néctar, ou apenas a entrar no espirito deste mundo incrível!

LIVROS SOBRE VINHO

Especialista em Vinhos em 24 horas
de Jancis Robinson

Jancis é só uma das maiores, ou mesmo a maior, Master of Wine, jornalista, crítica e escritora de vinhos do mundo! E escreveu um livro de bolso, muito direto e simples de ler com o objectivo de vos deixar especialistas em vinho em 24 horas! Pode parecer um desafio ousado, mas a verdade é que o livro se lê muito bem, está bastante completo e numa linguagem que qualquer um vai perceber.

Branco ou Tinto?
de Joana Maçanita

Joana é uma jovem enóloga que usou o seu conhecimento técnico e a sua personalidade para ajudar os curiosos a perceberem um pouco melhor de vinho. Este livro inclui um questionário para perceber que tipo de consumidor de vinho é. De seguida, responde-lhe a todas as questões práticas sobre este mundo. É um guia essencial com tudo o que precisa de saber para escolher o vinho certo para qualquer ocasião, como comprar, ler um rótulo, abrir uma garrafa, escolher o copo certo e apreciar um bom vinho.

Enogastronomia
de Luis Gradissimo

Um dos temas mais controversos nesta área é harmonização de comida e vinhos. Não é um tema fácil, nem tão linear como se pensa, e por isso o Luis decidiu dedicar um livro inteiro só a este tema e explicar todas as combinações possíveis de como desfrutar da melhor forma o vinho e a comida! – com casos práticos e específicos como Caviar e Champanhe, Chocolate e Vinho ou Stilton e Vinho do Porto.

 

Últimas