Focaccia de Pera e Nozes Pecan

A experimentar

Hoje trago-vos uma receita que pode ser servida como aperitivo, acompanhamento ou até mesmo como uma refeição principal, dependendo do recheio.

A focaccia é um pão italiano achatado e macio, semelhante a uma pizza de massa grossa, que tem origem antiga na culinária da região da Ligúria, no norte da Itália. Acredita-se que a focaccia tenha evoluído a partir do pão chamado “panis focacius”, consumido pelos romanos. O termo “focaccia” deriva do latim “focus”, que significa “lareira” ou “forno”, indicando assim que esse pão era tradicionalmente assado nos fornos.

Ao longo dos séculos, a receita da focaccia evoluiu e diversificou-se, tornando-se uma especialidade regional em várias partes da Itália. A versão mais conhecida é a focaccia genovese, típica da cidade de Gênova, na Ligúria. Essa variedade muitas vezes é simplesmente temperada com sal grosso e regada com um bom azeite. No entanto, há também muitas variações regionais, com ingredientes como ervas, tomate, cebola e azeitonas adicionadas à massa.

A minha focaccia de hoje, para além do excelente azeite da cooperativa de Moura e Barrancos, tem peras e nozes pecan.

Sabores diferentes da focaccia mais tradicional, mas igualmente deliciosa.

Espero que gostem.

Focaccia com Peras e Nozes Pecan

Da Horta para a Cozinha


Ingredientes:

500g de farinha T65

20g de mel

1 saqueta de fermento de padeiro seco

1 c. de sopa de sal

1 c. de chá de sal

375ml de água morna

4 peras firmes

Nozes pecan q.b.

100 ml de azeite, usei o da cooperativa de Moura e Barrancos

Alecrim q.b.

Continue a ler o artigo em Da Horta para a Cozinha.

Últimas