Clima ameno, bastante pluviosidade, paisagens fantásticas cortadas por alguns rios, abundância de água e a influência do oceano Atlântico. Uma região privilegiada qua não deixa ninguém indiferente.
A região dos Vinhos Verdes é considerada a maior região vitivinícola do país em área geográfica total e aquela que, atualmente, mais vinhos DOC (Denominação de Origem Controlada) exporta um pouco por todo o mundo. Com uma enorme tradição na produção de vinhos – que lá se produzem desde os tempos dos romanos -, a mesma tem acompanhado a evolução da viticultura, aplicando os conhecimentos técnicos hoje disponíveis a todos os produtores.
Assim, hoje encontramos já diferentes perfis de Vinhos Verdes, desde os frescos, leves e frescos, até aos mais complexos, estruturados e até com potencial de guarda.
Muitas das vinhas desta região são plantadas em cordão (ou bardo), permitindo uma maior homogeneidade da maturação das uvas, no entanto na sua paisagem ainda se podem encontrar as tradicionais vinhas em ramada.
Continue a ler o artigo em Observador.