Se estamos em Barcelos, ir ao Turismo ou ir ao Jorginho é o mesmo, é um espectáculo e é imperdível o relato da ementa. Mas também é um espetáculo saboreá-la. Para entradas, a alheira de caça, a maçã e a horta, a batata com alma portuguesa, crepes de camarão e queijo camembert e secretos de porco preto na grelha são as sugestões que faço desde já. Para o prato principal (ou não estivéssemos na capital do Galo em Portugal …) é sempre uma boa opção o galo que canta de rei em carcaça de pão típico , enchidos do Minho e castanhas. Mas há muito mais como veremos adiante.
O projeto do restaurante Turismo, em Barcelos, nasceu em 2011. O edifício da Câmara Municipal estava ao abandono e os seus donos foram aliciados a abrir um restaurante. O Jorginho, protagonista principal desta série, já trabalhava como “tasqueiro” desde 1998 e era amigo de Carlitos (ex-futebolista) que foi o investidor.
Carlitos acreditou no projeto sem ver. Acreditou nas pessoas. No nosso Jorginho e no chef Miguel Morgado para liderar as tropas.
O Turismo nasceu de uma remodelação toda feita por eles, à sua imagem.
Os primeiros seis anos foram de luta constante, muitas vezes com o coração nas mãos, pois as responsabilidades eram brutais. Mas uma das coisas que nunca faltou foi o sorriso ao cliente, produto de qualidade e muita resiliência. 12 anos depois, estão de coração cheio e com a certeza de que valeu bem a pena todo o caminho até aqui.
Agora já são reconhecidos pela cozinha de excelência, serviço agradável e um espaço sobre o Rio Cávado que encanta.
O chef Miguel Morgado dá como oferta gastronómica várias opções. Ao todo são cerca de 50 entradas diferentes, uns 12 pratos de peixe e uns dez de carne. Destacaria ainda sem dúvida, a perna de ganso com risotto de cogumelos, a bochecha de porco preto estufada em vinho tinto com puré de abóbora e cogumelos, arroz biológico e o tradicional galo na púcara com enchidos e castanhas. Mas ainda o verdadeiro arroz de peixe, o arroz biológico com espargos e camarão tigre, a perna de polvo com beringela, curgete, endívia com batata migada, entre outros. Isto e muito mais é o que o Jorginho debita à mesa para os clientes de uma forma original e que é um espetáculo dentro do próprio espetáculo do Turismo.
Podia ser em qualquer parte do mundo… mas é em Barcelos. E isso também faz toda a diferença.
Partilhe este texto: