Caminho para uma alimentação mais saudável passa por proteína alternativa e pelo nariz

A experimentar

Alimentos com insetos podem melhorar os regimes à medida que as percepções do público mudam. Os novos alimentos podem passar de nojentos a saborosos à medida que as perceções das pessoas evoluem Insetos, microalgas e bactérias estão a emergir como alternativas saudáveis e sustentáveis às proteínas tradicionais.

 

Janina Seubert acredita que o caminho para uma alimentação humana mais saudável passa pelo nariz. Seubert, neurocientista cognitiva do Instituto Karolinska, na Suécia, está a investigar o papel do olfato na formação das preferências do público em relação aos alimentos. Está curiosa para saber se os aromas podem ajudar as pessoas a adotar fontes de proteínas como os insetos, em alternativa à carne e aos lacticínios.

Quebrar hábitos

As proteínas alternativas incluem também as microalgas e as células de microrganismos como as bactérias e as leveduras – um grupo conhecido como “proteínas unicelulares”. A inclusão de um maior número destas fontes de proteínas na alimentação humana pode não só melhorar a nutrição como também aliviar a pressão ambiental causada pela criação de gado a nível mundial.

Continue a ler o artigo em Jornal de Notícias.

Últimas