5 de outubro de 2023: Esta é a data que vai ficar, para sempre, na memória e currículo de Nelson Freitas, de 28 anos. Nascido em Viana do Castelo, o cozinheiro do Fifty Seconds by Martín Berasategui, em Lisboa, foi eleito o melhor jovem chef do mundo. Em entrevista, confessa ter ficado “duas horas a tremer” e orgulha-se de ter ajudado a promover a identidade da cozinha portuguesa
Nelson Freitas, o melhor jovem chef do mundo: “Temos um papel importante na sustentabilidade. Usar produtos locais e sazonais já ajuda”

Não tenho palavras para descrever. Foi brutal, passei duas horas a tremer”. As palavras, ainda emocionadas, são de Nelson Freitas. Aos 28 anos foi eleito o melhor jovem chef do mundo, no âmbito do concurso S. Pellegrino Young Chef Academy 2022. Formado na Escola de Hotelaria de Viana do Castelo, onde nasceu, Nelson Freitas, trabalha desde 2019 no premiado restaurante Fifty Seconds by Martín Berasategui, instalado no alto da Torre Vasco da Gama, em Lisboa. O jovem cozinheiro explica, em entrevista, as principais etapas do concurso, ultrapassadas com o apoio do mentor, o chef Filipe Carvalho, e o segredo do prato de assinatura que lhe deu a vitória: “Salmonete crocante, ouriço-do-mar e alho preto caseiro”.
Continue a ler o artigo em Expresso.