A nova imagem da marca Lello dos Vinhos Borges | 110 anos de expressão

A experimentar

“De certa forma, a pintura é como o vinho: é tão antiga, tão simples, tão primitiva e tão variada. Tal como o vinho, a pintura é um meio de expressão muito específico, limitado no vocabulário, mas vasto no seu potencial expressivo.” Robert Motherwell

Vinho e arte. Duas formas distintas de criatividade, mas que há muito tempo fascinam diferentes latitudes e sensibilidades. Ambas oferecem uma experiência sensorial que envolve a mente, que afaga o corpo, que desperta emoções e que aguça os diferentes sentidos. De  modo mais particular, o vinho e a pintura parecem ser os lados apostos da mesma moeda: a da expressão. Assim como os pintores escolhem cuidadosamente as cores das suas tintas, as texturas do relevo e os contrastes na tela para evocar emoções através da visão, os enólogos fazem algo semelhante através do olfacto e do palato.

A nova imagem da marca Lello dos Vinhos BorgesFazer vinho requer habilidade, conhecimento e uma profunda compreensão da matéria-prima, a uva. Tal como um pintor com a sua paleta, o enólogo escolhe cuidadosamente as diferentes castas, o local ideal para cada vinha, a altura certa para a vindima e as melhores técnicas de vinificação para criar uma expressão única da sua visão. Cada garrafa, torna-se assim, uma obra de arte, reflectindo o estilo, a criatividade e a paixão de quem a pensou. É no rótulo que a pintura e o vinho se podem fundir. Rótulos esses que não necessitam de ser maçudos, de nos darem apenas informações sobre o vinho ou terroir, ou então de se limitarem a identificar o produtor e enunciarem dados técnicos.

A nova imagem da marca Lello dos Vinhos BorgesCada vez mais, o rótulo é um elemento diferenciador de cada garrafa de vinho que tem o poder/dever de cativar o interesse (ou pelo menos a atenção) do hipotético comprador. Sobretudo em França e Itália, há muitos produtores que colaboram frequentemente com artistas, pintores, ilustradores e designers de modo a não somente criarem rótulos cativantes, mas também para que esses rótulos possam transmitir a essência quer do vinho, quer da marca.

A nova imagem da marca Lello dos Vinhos BorgesOs vinhos Borges pegaram nesta ligação simbiótica entre pintura e vinho para celebrarem os 110 anos da marca Lello, lançando uma nova imagem no passado dia 13 de Setembro, na Casa Indulgent, no Porto. Imagem essa que é muito mais do que uma renovação de cores, estilos ou texturas: é um autêntico rebranding artístico, criativo, vínico e expressivo.  Mário Ferreira, foi o pintor convidado para interpretar em tela a personagem principal, numa pintura composta, desta história intitulada “O início de uma grande jornada”, que narra e perpetua o momento da chegada de Artur Lello à Quinta da Soalheira no início do século XX.

Continue a ler o artigo em No meu Palato.

Últimas