Conheça oito restaurantes na Invicta, todos guardiões da melhor gastronomia da região. Das “Tripas à moda do Porto” ao “Bacalhau à Gomes de Sá”, há muito por onde escolher para comer hoje como antigamente
No norte de Portugal, em especial na cidade do Porto, ainda há restaurantes cujas receitas se perdem no tempo, servidas hoje como quando foram criadas. Segredos regionais que passaram de cozinha em cozinha, para chegarem inalteradas aos comensais de hoje. Das Tripas à moda do Porto aos Filetes de polvo com arroz do mesmo, ou do bacalhau à Gomes de Sá ao Coelho à moda de Baltar, sem esquecer a tradicional rabanada, nestes oito restaurantes, viaja-se pela história da gastronomia portuense, sem sair da mesa.
A Cozinha do Manel
Acolhedor, com as paredes recheadas de fotografias, recortes de jornais e objetos antigos espalhados pelas salas, esta casa mantém a identidade e a qualidade da comida tradicional. Na sua época, o “Cozido à portuguesa” é um emblema, assim como os obrigatórios “Vitela assada em forno a lenha” e “Cabrito assado em forno a lenha”, o último apenas disponível por encomenda. Conte ainda com “Filetes de polvo” e “Bacalhau à Gomes de Sá”. As “Rabanadas d’Avó Piedade”, no restaurante A Cozinha do Manel, fecham a refeição da melhor forma, à mesa ou no castiço balcão à entrada. Preço médio: €30.
Rua do Heroísmo, 215, Porto. Tel. 225363388
O Rápido
A sala pequena e bem composta, quase sempre “a rebentar pelas costuras”, deixa adivinhar a qualidade do que chega à mesa neste restaurante clássico portuense, às portas da Estação de São Bento, onde o atendimento eficaz e atento e a relação entre preço e qualidade também somam pontos. Diariamente há pratos fixos, com clientela fiel, como o “Bacalhau à espanhola”, à segunda-feira, os “Rojões de porco preto”, à terça, ou a “Costela mendinha assada no forno”, à sexta. De resto, os “Filetes de polvo com arroz de polvo”, sempre disponíveis, a lampreia, na época, e as reconhecidas “Tripas à moda do Porto”, servidas à terça e à quinta-feira, também merecem destaque na ementa do restaurante O Rápido, onde também se serve o ppoular “Bacalhau à Gomes de Sá”. A fechar, para sobremesa opte pelos “Matateus”, preparados com massa folhada, creme de ovo e chila, ou pela suculenta “Torta de laranja”, com um equilíbrio perfeito de doçura e acidez. Há vinhos para todos os gostos e uns apetitosos “Bolinhos de bacalhau” para abrir o apetite. Preço médio: €20.
Rua da Madeira, 194, Porto. Tel. 222054847
Continue a ler o artigo em Expresso.