Mora pode parecer uma zona improvável para um fim de semana de enoturismo no Alentejo. Vou-lhe mostrar que tem muito que ver e viver!
MONTE DA RAPOSINHA
“Raposinha” era o nome que carinhosamente chamavam a Rosário quando era pequena e brincava horas a fio pelo monte, ao lado da barragem de Montargil.
Hoje é o seu filho João Ataíde e a mulher Paula que mais tempo passam entre as vinhas e adega do Monte da Raposinha.
Dizem ser um Alentejo improvável já que se situa na fronteira com a região Tejo. Mas as castas não deixam mentir: Alicante-Bouschet, Trincadeira, Aragonez, Touriga Nacional e Antão Vaz são algumas das variedade que encontramos plantadas nos 15 hectares de vinha.
Ao longo do canal do Sorraia que atravessa a propriedade – sistema de irrigação que abastece uma grande parte dos terrenos agrícolas na região –, encontramos ainda montado, olival e pinhal.

Uma visita de enoturismo ao Monte da Raposinha passa pelos mais importantes momentos da produção de vinho: da vinha, à adega de vinificação até ao envelhecimento na sala de barricas, todas de carvalho francês.
E, tal como se deseja, termina com uma prova na loja do monte. Provei 4 vinhos: Monte da Raposinha Reserva branco, Reserva tinto, Grande Reserva tinto e Ensaio Rosé Touriga Nacional.

‘Ensaio’ é uma gama criada recentemente e foi a que mais me despertou atenção. Como o nome indica, tratam-se de ensaios feitos por Paula e João, que correram bem! Feitos de uvas provenientes de vinha biológicas, os Ensaios são sempre vinhos monocasta – variando de ano para ano – com estágio apenas em inox.
Gostei muito do Rosé, leve em aroma e sabor, com acidez vincada, mas fiquei bastante curiosa por provar o Trincadeira tinto, que se apresenta como um tinto leve de Verão. Talvez numa próxima visita!


O Monte da Raposinha dispõe ainda de uma casa que pode ser alugada por inteiro, por famílias ou grupos de amigos. A casa tem 5 quartos e a estadia inclui pequeno almoço, assim como uma prova de vinhos e um vinho de cortesia, que pode ser bebido tranquilamente na piscina com vista para o montado e vinhas.
Uma excelente visita para quem quer desfrutar a qualidade do enoturismo no Alentejo.
Continue a ler o artigo em Entre Vinhas.