Segurança alimentar: pela sua saúde, oiça o que a ciência tem a dizer

A experimentar

Produtos locais, snacks saudáveis ou petiscos de deixar água na boca? As preferências são suas, mas o importante mesmo é que opte sempre pela segurança. Para isso, não há melhor porta-voz do que a ciência. Como mostra a campanha europeia #EUChooseSafeFood.

Já lhe aconteceu olhar para o rótulo de um alimento e questionar-se sobre o prazo de validade? Entre o “consumir até” e o “consumir de preferência antes de”, provavelmentefica na dúvida, perante o receio de ingerir um alimento contaminadoe ficar doente, ele acaba no lixo (não deixe de fazer o quiz no final deste artigo para testar os seus conhecimentos!). Talvez não fosse preciso e pudesse ser ingerido com toda a segurança. E com todo o gosto. Além de contribuir para reduzir o desperdício alimentar.

Mas, como saber? A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) tem a resposta a esta e a muitas outras dúvidas. Aliás, está comprometida em que os cidadãos europeus tenham informação simples e acessível para tomarem nas suas mãos as decisões sobre a higiene alimentar.

Porque não basta escolher os alimentos de que mais se gosta – é preciso consumi-los em segurança. E é assim que surge a terceira edição da campanha #EUChooseSafeFood, este ano alargada a 16 países. Portugal disse ‘sim’ a esta chamada, através da ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.

Continue a ler o artigo em Visão.

 

Últimas