Caso fizéssemos uma lista com as coisas mais irritantes do mundo, estaria, certamente, nos tópicos iniciais, as moscas da fruta. Estes pequenos insetos, muitas vezes confundidos com mosquitos, dado o seu tamanho, apoderam-se da nossa fruteira nas estações mais quentes e não as largam até novembro.
Ou seja, temos mais um par de meses para nos continuarmos a defender desta praga, que gosta bastante de climas tropicais e subtropicais (como o nosso), ambientes húmidos e, claro, fruta madura.
É nas maçãs, pêras, ameixas, pêssegos ou kiwis – os seus alimentos preferidos – que frequentemente as encontramos, em especial, quando adiamos demasiado o momento de os comer. Por isso, devemos colocar-nos na frente de combate com uma arma poderosa chamada prevenção.
Sim, impedir que a fruta amadureça demasiado é um bom primeiro passo para afastar estes insetos. Guarde a totalidade ou parte dela no frigorífico, uma vez que o frio impede que apodreça tão rapidamente e por ser um local fechado.
Como eliminar as moscas da fruta
Além de não deixar a fruta amadurecer demasiado, manter a cozinha limpa faz parte dos cuidados que deve ter para afastar estes insetos. Porém, não é suficiente. Com a rapidez com que se reproduzem, precisa de dar um passo extra. Isso inclui preparar algumas “armadilhas”.
Ter plantas aromáticas