O vinho faz-se de várias profissões. Descubra quais

A experimentar

Beber um bom vinho é só o final de um longo percurso. Conheça as profissões sem as quais as nossas garrafas prediletas não existiriam.

Em que pensa quando bebe um vinho? Provavelmente deixa-se simplesmente levar pelo sabor e aroma sentidos a cada trago. Ou então, concentra-se no momento que está a viver com amigos em torno de uma garrafa que partilham ao jantar. Pode até dar-se o caso de não pensar em rigorosamente nada. Afinal, um vinho é a desculpa perfeita para despertar os sentidos e limpar a mente de preocupações.

Porém, a verdade é que um vinho não é só um vinho. Entrar numa loja e encontrar uma ampla gama de garrafas é apenas o resultado de um processo longo e demorado. Para permitir que o consumidor encontre aquilo que procura, é necessário que várias pessoas desempenhem o seu trabalho na perfeição.

Das mais conhecidas às mais escondidas, são imensas as profissões ligadas ao vinho que merecem ser conhecidas. Continue a ler e descubra-as.

Tudo começa na uva

Não há vinho sem uvas, isso já sabemos. O que pode ser ainda desconhecido para muitos é como é que a fruta se transforma numa bebida tão apreciada. Em grande parte, acontece graças ao contributo do viticultor, o responsável da vinha e da produção da uva. Entre as suas várias tarefas, contam-se a escolha das castas a plantar, os cuidados com as videiras durante o ano e, por fim, a coordenação da vindima. No fundo, nada do que se passa no campo escapa ao viticultor. Os viticultores têm habitualmente formação em engenharia agronómica ou enologia. Não podemos esquecer também a participação de mais agentes na operação da vindima propriamente dita, que pode ser feita de forma manual ou mecânica.

Da vinha para a adega

Continue a ler o artigo em Diário de Notícias.

Últimas