Açores: Rabo de Peixe anda nas bocas do Mundo, também por obra da Fat Tuna

A experimentar

A vila piscatória do concelho de Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, foi celebrizada, à escala global, por uma série disponível na Netflix. Mas tem mais para conhecer, como mostra Afonso van Uden, da Fat Tuna. A empresa, com sede em Rabo de Peixe, leva pescado fresco dali até às nossas casas – recorrendo, inclusive, a uma técnica japonesa. E é nela que fixamos os olhos agora.

A Fat Tuna, dedicada à comercialização de peixe fresco do mar dos Açores, trabalha com restaurantes de renome país fora e, desde a pandemia, também com clientes particulares. Foi uma mudança introduzida nesse período delicado da história coletiva, em que a empresa teve de se reinventar para sobreviver. Hoje, um telefonema ou uma mensagem por WhatsApp (963 344 005) bastam para recebermos uma variedade de espécies em casa, em Portugal continental, no dia seguinte. A fábrica fica em Rabo de Peixe, que tem dado nas vistas graças à série homónima, com selo Netflix.

Rabo de Peixe já foi apontada como a freguesia mais pobre do país e, em 2001, viu cerca de meia tonelada de cocaína dar à costa, na sequência de um naufrágio. (…).

Continue a ler o artigo em Evasões.

Últimas