Depois de consolidado em Portugal, o Grupo Vítor Sobral rumou ao Brasil e abriu o primeiro restaurante Esquina no país, em 2011. São Paulo foi a cidade escolhida para acolher aquele que viria a ser um espaço embaixador da gastronomia portuguesa, reconhecido com vários prémios. “A matriz da minha cozinha é, sem dúvida, a gastronomia tradicional portuguesa, mas reinventada com as influências riquíssimas que os países da lusofonia tiveram e têm para nos oferecer”, explica o chefe Vítor Sobral, acrescentando: “A abertura da Tasca da Esquina em São Paulo foi o culminar da ambição de ligar à mesa os dois lados do Atlântico, e de dar a conhecer os nossos produtos, as nossas técnicas e, sobretudo, a nossa cultura de partilha, com os fantásticos petiscos que os portugueses tão bem conhecem”.
Com o desejo de mostrar ao Brasil que a cozinha portuguesa era muito mais do que o bacalhau, Vítor Sobral conquistou o paladar paulista propondo a descoberta de novos sabores com o menu “Fique nas mãos do Chef”.
Na carta, ainda hoje se mantêm os sabores tradicionais, como moelas com pickles, mexilhão de tomatada, bitoque ou açorda de camarão, sem esquecer, obviamente, os pratos de bacalhau, como bacalhau à Brás, bacalhau à Gomes de Sá, bacalhau com natas ou bacalhau no forno, entre outros. A alguns pratos portugueses foram adicionados produtos naturais do Brasil, como a mandioquinha ou castanha-do-pará. A acompanhar, o cliente pode escolher um vinho português, um porto tónico ou até uma sangria.
Continue a ler o artigo em Revista de Vinhos.