Douro reclama mudanças

A experimentar

Carta aberta assinada por nomes grandes da região lança apelo.

Um grupo de 26 dos grandes nomes da Região Demarcada do Douro lançou uma carta aberta intitulada ‘O Douro Merece Melhor’, na qual “alertam para a inação das instituições competentes no que toca às urgentes reformas necessárias para o quadro regulamentar que rege a produção de vinhos no Douro, praticamente inalterada há quase 100 anos”. Na sua perspetiva, “o Douro enfrenta grandes desafios que põem seriamente em causa a sua sustentabilidade económica se nada for feito”, afetando os “mais de 19.000 viticultores e 1.000 empresas”, da região.
Estes alertam para a “descida de quase 25% no volume de vendas de Vinho do Porto, para 7,8 milhões de caixas de 9 litros” nos últimos 20 anos. “No mesmo período, as vendas dos vinhos DOC Douro cresceram significativamente para 5,2 milhões de caixas”.
Apesar destas mudanças profundas, notam, “o quadro regulamentar não teve qualquer alteração, permanecendo, na sua essência, imutável há quase 100 anos. O sistema atual está a promover distorções devastadoras que estão a impactar não só no preço das uvas, mas também na sustentabilidade socioeconómica dos viticultores, das empresas, e no futuro dos seus vinhos nos mercados internacionais”.

Continue a ler o artigo em Revista de Vinhos.

Últimas