Com a nova temporada de verão, o Algarve fervilha de novidades. Para aguçar a curiosidade (e também o apetite), o Boa Cama Boa Mesa traça o mapa dos novos restaurantes que merecem visita ao longo da época estival.
Um restaurante destaca-se pela girafa vestida de zebra, enquanto outro se esconde atrás de uma arca de vinhos. Há ainda espaços com vistas deslumbrantes para o pôr-do-sol, e pratos que fundem tradição com abordagens contemporâneas. Nestes nove novos restaurantes do Algarve, do Barlavento ao Sotavento, encontra sangue novo, vontade de arriscar e, sobretudo, um desejo de surpreender, para que, este verão, cada refeição seja uma experiência inesquecível.
COM Raw Food Club
É o restaurante mais secreto do Algarve, tão escondido, que fica dentro de outro restaurante, o Epicur, e para se lá chegar é preciso entrar pela porta de uma… arca de vinhos. Tem apenas 12 lugares, e mal se entra no COM Raw Food Club, em Faro, é-se recebido pela anfitriã, de nome Sarah, que, na realidade, não existe: é uma criação de Inteligência Artificial. Ao longo da refeição, com sete momentos, Sarah dá recomendações de vinhos, e vai conversando com o chef Jorge Santos sobre a ementa e as técnicas usadas na preparação. Para a história, fica o encontro com Pedro Rodrigo e a compra do Epicur, que estava encerrado, do qual apenas mantiveram o nome e a carta de vinhos, com mais de 400 referências. Todos os meses o menu muda. O próximo inclui “Com Ostra”, um tártaro de ostra com maracujá e harissa, “Com Carabineiro”, também um tártaro de carabineiro com wasabi e aneto, “Com Pargo”, um sashimi de pargo, com guacamole e torresmo, e ainda “Com Anchova”, uma anchova preservada que leva couve lombarda e gochujang. Há ainda “Com Atum”, um atum braseado acompanhado de melão e toranja, o “Com Vaca”, um tataki de vaca, alga Nori e feijão-verde, terminando “Com Morango”, também um tártaro de morango com togarashi e Porto Tawny. Preço médio €60.
Rua Alexandre Herculano, 20, Faro. Tel. 935194099

ZËBRA Cantina Italiana
É impossível não notar na enorme zebra à porta, que assinala o novo restaurante da capital algarvia, criado pelo chef Diogo Martins e pelo bartender Diogo Santos. Assumem-se como um espaço irreverente, com boa comida, receitas originais e produtos 100% característicos, que permite oferecer uma proposta diferenciadora de comida italiana, respeitando as bases e as origens, mas desmistificando o estereótipo clássico. O ZËBRA Cantina Italiana assume-se ainda como um restaurante neo-italiano, despretensioso, jovem, arrojado e contemporâneo. Aberto apena-as para jantares, nas propostas da ementa encontra-se “Risotto de abóbora”, com pêssego e pesto, “Pregado” com cevadinha, alcaparra e rabanete, “Lombo de Rossini” com foie e trufa preta, e ainda “Pannacota” com pêssego, maracujá e gengibre, pratos de cozinha clássica italiana, com ingredientes algarvios e outros trazidos diretamente de Itália. Não deixe de fotografar, no meio da sala, a girafa vestida de zebra.
Rua conselheiro Bívar, 24, Faro. Tel. 919614779
Arraúl Gastrobar
A partilha é o lema deste espaço, que combina pratos e petiscos com uma carta de vinhos diversificada e cocktails clássicos. Ganhou este nome devido a uma lenda que diz que um jovem, com este nome, foi engolido por uma baleia que o devolveu a terra, junto ao Sítio das Prainhas, local onde Olhão se originou. “Bitoque cúbico de atum rabilho”, “Lascas de bacalhau assado com azeite extra virgem”, “Camarão frito com alho e medronho” ou a “Dourada aos cubos frita com arroz de tomate malandrinho”, são alguns pratos da ementa do Arraúl Gastro Bar. Há ainda propostas com produtos da região, como a “Salada de requeijão, muxama, figo, amêndoa e rabanete” ou a sobremesa de assinatura “Arraúl Cúbica” com amêndoa, alfarroba, figo e laranja, chegam à mesa em apresentações irreverentes. Preço médio €30.
Largo João da Carma 24, Olhão. Tel. 289714298
Continue a ler o artigo em Expresso.