Amor e música clássica: segredos de um restaurante de culto na Guarda

A experimentar

Maria Fernanda Castro, na cozinha, e Luís Castro, na sala são o coração e a alma de um pequeno restaurante que, ao longo dos anos, se tornou num local de culto no concelho da Guarda. A paragem é feita numa casa de pedra no centro de Valhelhas, para descobrir os tesouros do Vallécula, distinguido com o prémio “Mérito 20 Anos”, no Guia Boa Cama Boa Mesa 2023

Vallécula, designação dada a Valhelhas aquando da ocupação romana na Guarda, é também nome de uma referência na arte de bem comer – e ser recebido – na pequena e simpática aldeia, a 30 minutos da Guarda e conhecida pela refrescante praia fluvial. Localizado no Largo do Pelourinho, bem no centro da aldeia, o Vallécula conta já com uma longa história de 22 anos, sempre “na mão” dos atuais proprietários: Luís Castro, que na sala recebe e aconselha com profissionalismo e elegância, e Maria Fernanda Castro, a mulher, que na cozinha eleva o receituário e os produtos regionais.

A excelência com que o espaço iniciou a atividade – e soube manter ao longo do tempo -, faz com que tenha lugar cativo e ininterrupto no guia Boa Cama Boa Mesa desde a primeira edição, já lá vão duas décadas. De lá para cá, pode dizer-se que foram mínimas as alterações efetuadas. Afinal, “em equipa que vence, não se mexe”. Não fosse a música ambiente, de bom gosto, que soa baixinho na sala, seria possível alcançar a melodia que se esconde nos sons da cozinha: música clássica, o género preferido de Maria Fernanda. (…).

Continue a ler o artigo em Expresso.

Últimas