Metade dos europeus planeiam poupar mais dinheiro nos cabazes de compras. Retalhistas afinam marca própria para ganhar tração

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A inflação e a crescente sensibilidade dos consumidores aos preços e às promoções foram os temas que dominaram o panorama da indústria alimentar europeia em 2022. No ano passado, o setor registou a maior queda das margens em cinco anos e o volume de negócios na Europa caiu 7,1%, principalmente devido à inflação.

Estas são algumas das principais conclusões do estudo “Living with and Responding to Uncertainty: The State of Grocery Retail 2023”, elaborado pela McKinsey & Company e pela EuroCommerce, que analisa as principais tendências que irão moldar o setor alimentar nos próximos anos. O estudo baseia-se nos resultados de entrevistas realizadas a 50 CEO de empresas do setor alimentar na Europa e num inquérito a mais de 12.000 consumidores em onze países europeus (Reino Unido, Alemanha, Espanha, França, Itália, Países Baixos, Polónia, Suécia, Suíça, Bélgica e República Checa).

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