Alho-porro, martelinhos, balões e cascatas sanjoaninas misturam-se com o aroma da sardinha e da entremeada acabadas de grelhar. Com ponto alto no fogo de artifício, durante 16 minutos, às doze badaladas, a noite mais longa do Porto está a chegar e não faltam locais para comer a típica sardinha assada.
A canção de Lenita Gentil dizia “São João santo bonito, bem bonito que ele é. Bem bonito que ele é com os seus caracóis de oiro, e seu cordeirinho ao pé”. Dizia também “Dá cá um balão para eu brincar”. Agora, os tempos são diferentes e à festa e à brincadeira junta-se o alho-porro, e ninguém leva a mal levar com os martelinhos nesta noite de festa que se faz por toda a região do grande Porto. Para encontrar as melhores sardinhas, entremeada ou o reconfortante caldo verde, siga estas oito sugestões e comemore o São João como manda a tradição.
Adega São Nicolau
Num dos mais tradicionais restaurantes da cidade, por norma, nesta altura do ano, não faltam as sardinhas na ementa. Para as celebrações de São João, reforçou-se a encomenda de sardinhas, para satisfazer a clientela. Cada dose é composta por entre quatro e cinco sardinhas, dependendo do tamanho, (€14), servida com pimentos e cebola. A batata cozida também acompanha esta especialidade. Na Adega São Nicolau há outras alternativas na ementa, que pode, e deve, ser apreciada a partir da esplanada.
Rua de São Nicolau, 1, Porto. Tel. 222008232

Guindalense
Dizem os organizadores que no Porto, não há festa igual à que se faz neste espaço de convívio do Guindalense Futebol Clube. Com entrada livre, logo a partir das 15h30, já haverá comida e bebida à farta, para satisfazer os clientes. A sardinha é vendida à unidade, e o preço ainda está condicionado ao da lota, mas normalmente ronda os €3.
Continue a ler o artigo em Expresso.