Vinhos de Inglaterra

A experimentar

Inglaterra: um dos países produtores de vinho mais promissores do mundo e a ter debaixo de olho!

Já há alguns anos que eu sabia que Inglaterra, mais concretamente Londres, era o paraíso para quem gosta de vinho.

Isto porque nesta cidade se encontra uma das melhoras (se não a melhor) loja de vinhos do mundo – Hedonism Wines – e onde decorrem eventos e concursos de vinho onde toda a gente quer participar.

Tornou-se uma montra das tendências do sector do vinho, no que toca ao consumo, estilos, novos países produtores… enfim, tudo se encontra em Londres!

Mas nos últimos anos, não só as garrafeiras da capital que estão a chamar à atenção, já que tanto Inglaterra como o País de Gales têm evoluído muito na produção de vinho, sendo que a região do Sul de Inglaterra se tem destacado, especialmente em espumantes.

Mas a história do vinho neste país vem já de há muito anos mesmo. A produção de vinho no sul da Inglaterra remonta já ao período romano, entre os séculos I e V, quando as vinhas foram introduzidas no sul.

Os romanos reconheceram o potencial da região para a viticultura e plantaram vinhas em áreas como Hampshire, Sussex e Kent. No entanto, com a queda do Império Romano e a chegada dos anglo-saxões, a produção de vinho na região entrou em declínio.

No século XX, por volta dos anos 70, a actividade vitivinícola voltou a ganhar força ao fazerem-se experiências de que castas se poderiam adaptar melhor ao solo e clima inglês.

Actualmente existem 197 adegas em Inglaterra e 2 no País de Gales.

Como se sabe, o clima mudou e, para o caso de Inglaterra, mudou para melhor! Ou pelo menos criou condições muito mais favoráveis à produção de uva e por isso também tem aumentado tanto a área de vinha neste país.

O clima mais ameno e os verões mais quentes da região Sul da Inglaterra, têm-se mostrado propícios para a produção de vinhos espumantes de qualidade, muitas vezes comparáveis aos espumantes franceses e até aos Champanhes. De tal forma que, actualmente, existem já produtores franceses a plantar ou comprar vinhas no sul de Inglaterra para produção de espumante.

É nesta zona que onde muitas das adegas britânicas premiadas estão localizadas. A região também é conhecida pela produção de vinhos brancos leves e frescos.

Últimas