Grupo produtor de vinho alarga produção para a região dos Vinhos Verdes com a aquisição de uma nova propriedade com 37 hectares, em Viana do Castelo, região dos Vinhos Verdes.
As negociações demoraram alguns meses mas finalmente ambas as partes acordaram. A Granvinhos adquiriu a sociedade Agromar, S.A., que detém a Quinta de S. Salvador da Torre, na região dos Vinhos Verdes.
Situada na margem direita do Rio Lima, e com mais de 400 anos de existência, a Quinta de S. Salvador da Torre (também conhecida como Quinta de Santo Isidoro) possui uma casa senhorial datada de 1685. Trata-se de uma propriedade agrícola com 37 hectares, dos quais 30 são de vinha das castas Loureiro e Alvarinho. Exposta a sul, beneficia da brisa marítima característica de todo o Vale do Lima, numa situação edafo-climática privilegiada, sobretudo tendo em atenção as alterações climáticas.
Esta quinta era explorada pela Agromar em parceria com o enólogo Anselmo Mendes, modelo que será mantido nos próximos anos, concretizando-se, assim, o primeiro projeto conjunto entre o enólogo e Jorge Dias, diretor geral da Granvinhos, algo que ambos ambicionavam há mais de 30 anos de amizade.
O desenvolvimento do projeto da Quinta de S. Salvador da Torre passa, como resultado dessa parceria, pela exploração do potencial da casta Loureiro e da localização da quinta, pelo lançamento de um novo vinho desta casta da colheita de 2024, bem como a requalificação do ponto de vista patrimonial.
O artigo foi publicado originalmente em Maria João de Almeida.