Em Leiria, a mercearia do sr. Ferreira vende pandeiretas e acordeões, atum, azeite, vinho e cavaquinhos

A experimentar

É uma mercearia? É uma garrafeira? É uma loja de instrumentos musicais? É um espaço que Manuel Ferreira foi construindo ao longo dos seus 86 anos de vida, no centro de Leiria. Já vendeu muito vinho aos emigrantes, agora dá resposta à moda da “fisioterapia musical”

Está sentado no fundo da mercearia, um espaço repleto de pacotes, garrafas, caixas, latas e instrumentos musicais, num jogo de cores, luz e sombras. O sr. Ferreira, como é conhecido na cidade, passa grande parte dos dias neste lugar que inventou casando a paixão pela música e a astúcia comercial. Se há cinco, seis décadas o que vendia em abundância era o vinho, hoje são os instrumentos musicais, em especial os cavaquinhos, que mais saem da sua loja.

“A fisioterapia musical está muito em voga. Ainda há pouco tempo fui ao hospital e vi que estava lá um cartaz a dizer isso, mais ou menos isso. Então as pessoas compram cavaquinhos, que é um instrumento facílimo de tocar. As pessoas de 60, 70, 80 anos tocam. E aqui há dias vendi um acordeão a um senhor de 90 e tal anos”, conta.

Continue a ler o artigo em Expresso.

Últimas