Na localidade de Entradas, no concelho de Castro Verde, A Cavalariça é poiso seguro para quem procura os melhores sabores do Alentejo. Liderado por Maria João Chaves, o restaurante foi distinguido com o prémio “Mérito 20 Anos”, no Guia Boa Cama Boa Mesa 2023.
Chama-se Entradas e é um pequena localidade do interior do Alentejo. Localizada no concelho de Castro Verde, aqui chegam pessoas vindas um pouco de todo o lado para saborear a comida daquele que é um dos mais prestigiados e antigos restaurantes desta região. Liderado por uma mulher, Maria João Chaves, guardiã do receituário tradicional alentejano, o projeto A Cavalariça conseguiu projetar o nome do restaurante para lá do território, graças à cozinha autêntica que confeciona, mas também à persistência e, sobretudo, à consistência da oferta.
A família de Maria João Chaves há mais de 70 anos que se dedica aos petiscos alentejanos. O estabelecimento dava outrora pelo nome de Taberna da Ti Aurora e pertencia aos pais da atual cozinheira e proprietária. Foi ainda casa de pasto, antes de assumir o figurino de restaurante. Maria João Chaves confessa que já nem se lembra bem quando começou, mas presume que desde os 10 anos que se movimenta na azáfama da cozinha. Aprendeu a trabalhar ao observar as gerações mais velhas, sobretudo a mãe, acrescentando o gosto e a curiosidade pessoais. Parece quase inato, quando confessa que “simplesmente” foi “lidando” sempre com a cozinha.
Maria João Conta com uma passagem pela emigração, na Suíça, e no regresso é a dedicação à casa que acabar por conduzir ao sucesso e daí ao alargamento da taberna para a zona da cavalariça, onde acaba por ir buscar o nome atual. As “saborosas iguarias regionais”, a par do “atendimento familiar” e da “simpatia dos proprietários” são algumas das razões que justificam a seleção de A Cavalariça, em 2003, para o primeiro Livro da Boa Cama e da Boa Mesa, onde se manteve até hoje. Neste contexto e para assinalar as duas décadas de publicação ininterrupta, a edição de 2023 do Guia Boa Cama Boa Mesa distinguiu com “Mérito”, os 19 alojamentos e os 18 restaurantes que estiveram presentes em todas as edições. Entre os premiados consta o restaurante A Cavalariça.
Continue a ler o artigo em Expresso.