Verão de 2022 foi o mais quente de sempre na Europa e provocou seca severa que se traduziu em quebras de 40% na produção.
O preço do azeite tem vindo a subir e, no mês de abril, chegou a ser negociado por 6.269,63 dólares (5.798,4 euros) por tonelada, mais 46% face ao período homólogo. Trata-se de um novo recorde de preço, depois de se ter registado quebras de 40% na produção, em Portugal e Espanha, na campanha de 2022.
De acordo com as estatísticas do Fundo Monetário Internacional (FMI), o preço do azeite já não se estabelecia em máximos tão elevados desde 1990, o que se justifica com as quebras registadas na produção o ano passado, provocadas pela seca extrema, mas também com os custos da energia a aumentar, fazendo disparar os gastos de produção.
eggas.pt é um agregador de informação e opinião sobre a cultura gastronómica, o vinho e as descobertas e tendências da alimentação.
Com foco na identidade portuguesa, destaca referências a produtos, especialidades, lugares e pessoas que a representam e promovem, em Portugal e no resto do mundo.
EGGAS, o editor de gastronomia da AGAVI.
Subscreva a nossa newsletter!
Os direitos dos conteúdos dos órgãos de comunicação social agregados no EGGAS estão protegidos por licença da Visapress.